Lípidos

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 15h57min de 8 de julho de 2022 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Gesto, D., (2015) Lípidos, Rev. Ciência Elem., V3(2):146
Autor: Diana Gesto
Editor: Pedro Alexandrino Fernandes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.146]
PDF Download


Figura 1- Estrutura química de várias biomoléculas pertencentes ao grupo dos lípidos (ácido gordo, triglicerídeo, glicerofosfolípido, vitamina A e colesterol).


Os lípidos são um grupo de biomoléculas bastante abrangente, em que todos compostos têm como característica comum o facto de serem insolúveis em água. Estes incluem moléculas tão diversas como gorduras, óleos, ceras, vitaminas lipossolúveis, fosfolípidos, entre outras. Quimicamente, os lípidos são principalmente constituídos por átomos de carbonos, hidrogénio e oxigénio.


Nas células, os lípidos podem desempenhar as mais variadas funções:


  • Os fosfolípidos são os principais constituintes das membranas biológicas, como a membrana plasmática e as membranas dos organelos celulares, que impedem a passagem de iões e moléculas polares para o interior da célula. Estas membranas são compostas por uma bi-camada lipídica, sendo esta arquitectura conseguida devido ao facto de os fosfolípidos serem moléculas anfipáticas, que contêm ao mesmo tempo um grupo hidrofílico e um grupo hidrofóbico.
  • As gorduras e os óleos são a principal forma de armazenamento de energia e são derivados dos ácidos gordos.
  • Outros tipos de lípidos podem desempenhar funções mais especializadas, como as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) ou hormonas (por exemplo, hormonas esteróides como os glucocorticóides ou os estrogénios). Alguns lípidos são ainda utilizados nas células como cofactores enzimáticos, transportadores de electrões, ou moléculas sinalizadoras.



Referências


A. Lehninger, D. Nelson, M. Cox, Lehninger principles of biochemistry , Fifth Edition, W.H. Freeman: New York, 2008, ISBN: 9780716771081.



Criada em 28 de Dezembro de 2010
Revista em 19 de Janeiro de 2011
Aceite pelo editor em 19 de Janeiro de 2011