Linfócitos

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 15h35min de 27 de junho de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) Linfócitos, Rev. Ciência Elem., V2(1):091
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.091]
PDF Download



Os linfócitos são um tipo de leucócitos (ou glóbulo branco) presente no sangue. Estas células são produzidas na medula óssea e ou diferenciam-se na própria medula – linfócitos B – ou migram para o timo para se diferenciarem – linfócitos T.

São células imunocompetentes, ou seja, possuem a capacidade de produzir uma resposta imunitária especifica.

Existem três tipos de linfócitos: NK, T e B

  • linfócitos NK (do inglês Natural Killer): formam-se a partir de células progenitoras linfóides. São células de grandes com citoplasma rico em grânulos. São parte do sistema imune inato, e actuam defendendo o organismo de tumores e células infectadas por vírus. Têm a capacidade de reconhecer as células alvo pelo MHC classe I e são activadas por interferões (citoquinas), libertando grânulos citotóxicos que destroem as células-alvo.
  • linfócitos B: formam-se e amadurecem na medula óssea. Actuam ao nível da imunidade específica humoral. Possuem receptores membranares específicos de determinados epítopos antigénicos, que ao detectarem o respectivo antigénio, activam o linfócito que se multiplica originando plasmócitos e células B memória. Respondem aos patogenos produzindo grandes quantidades de anticorpos que neutralizam os agentes.
  • linfócitos T: formam-se na medula e amadurecem no timo. Actuam ao nível da imunidade específica celular. A resposta imunitária é activada quando uma célula apresentadora (que podem ser macrófagos, linfócitos B ou agentes virais), apresenta um antigénio a um linfócito T.

Os diferentes tipos de linfócitos têm funções diferentes e são identificados em laboratório pela presença de diferentes marcadores.

    • linfócitos citotóxicos ou citolíticos (TC): reconhecem e destroem células infectadas e cancerosas. Os linfócitos reconhecem estas células por exibirem glicoproteínas anormais à superfície e depois de activados segregam substâncias tóxicas que destroem as células. Os linfócitos não sofrem qualquer alteração permanecendo se necessários activos.
    • linfócitos auxiliares (TH): reconhecem o MHC de superfície dos macrófagos e libertam mediadores químicos (citoquinas) que estimulam linfócitos B, fagócitos e/ou outros linfócitos T.
    • linfócitos T supressores (TS): segregam substâncias que reduzem ou suprimem a resposta imunitária quando a infecção já está controlada.

De uma maneira geral, quando os linfócitos T reconhecem o antigénio especifico, actuam consoante a classe a que pertence mas comum a todos eles é a diferenciação de linfócitos T memória que numa segunda infecção pelo mesmo antigénio desencadeiam respostas mais potentes e rápidas.



Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Sistema Imunitário - Fator estimulador de colónias, produção de glóbulos brancos devido ao fator estimulador de colónias


Criada em 15 de Setembro de 2010
Revista em 16 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 10 de Janeiro de 2012