Lei de Ohm

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ferreira, M., (2015) Lei de Ohm, Rev. Ciência Elem., V3(2):029
Autor: Miguel F.
Editor: Joaquim Agostinho Moreira
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.029]
PDF Download


Em 1827, Georg Ohm (1787 – 1854), após investigações sobre a condução eléctrica, concluiu que para um condutor metálico, a uma dada temperatura fixa, a razão entre a diferença de potencial entre os seus terminais e a intensidade de corrente que o atravessa é constante. Este enunciado constitui a Lei de Ohm.

Condutor cilíndrico sujeito a uma diferença de potencial \Delta V percorrido por uma corrente I.

Matematicamente, a Lei de Ohm pode ser escrita da seguinte forma:

\frac{\Delta V}{I} = R

em que a constante R tem o nome de Resistência eléctrica e é característica do condutor e da sua geometria. Assim, a representação gráfica da diferença de potencial em função da intensidade de corrente é uma linha recta, cujo declive corresponde ao valor da resistência.

Num trabalho experimental, os pontos ( \Delta V, I) distribuem-se adequadamente em torno de uma linha recta.

No caso do condutor ter a forma de um sólido de secção recta de área constante, como por exemplo, um cilindro ou um parelelepipedo regular, a resistência eléctrica é dada pelo produto da resistividade do material (ρ) de que é feito o meio condutor e de um factor geométrico, que, neste caso, é igual à razão entre o comprimento (L) e a área da secção recta (A):

R = \rho \frac{L}{A}

Exemplo de um comportamento não linear. Neste caso a resistência diminui com o aumento da corrente.

Nem todos os condutores obedecem à lei de Ohm. Para esses condutores o gráfico que relaciona a diferença de potencial com a intensidade de corrente não é linear. Por essa razão são chamados de condutores não-lineares, por oposição aos condutores que obedecem à lei de Ohm – chamados condutores lineares. Nos condutores não lineares, o valor da resistência para um dado valor de intensidade de corrente, corresponde ao declive da recta tangente do gráfico da função \Delta V(I). Como o gráfico não é linear, esse declive varia, logo, também é variável a resistência oferecida por esses condutores à passagem de corrente.












Criada em 07 de Novembro de 2010
Revista em 25 de Fevereiro de 2011
Aceite pelo editor em 26 de Fevereiro de 2011