Johann Heinrich Lambert

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, D., (2014) Johann Heinrich Lambert, Rev. Ciência Elem., V2(1):134
Autores: Daniel Ribeiro
Editor: Eduardo Lage
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.134]

PDF Download


Figura 1 Johann Heinrich Lambert (1728 – 1777).
Johann Heinrich Lambert (1728 – 1777) foi um matemático, astrónomo, físico e filósofo que forneceu a primeira prova rigorosa que o valor de \(\pi\) (a relação entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro) é um número irracional, o que significa que não pode ser expresso como o quociente entre dois números inteiros.


Lambert era filho de um alfaiate, Lukas Lambert, casado com Elisabeth Schmerber, em 1724. Ao longo de toda a sua infância, Lambert cresceu em circunstâncias pobres e teve que deixar a escola com apenas 12 anos, para poder ajudar o seu pai. No entanto, Lukas morreu em 1747, deixando Elisabeth viúva com cinco meninos e duas meninas. No seio destas circunstâncias difíceis, Lambert utilizou bem o pouco ensino que havia recebido, juntamente com alguma formação em francês e latim, continuando os seus estudos sem professor. Foi, em grande parte, um autodidata que começou bem jovem com investigações geométricas e astronómicas através de instrumentos projetados e construídos pelo próprio.

Trabalhou algum tempo como escriturário, secretário e editor. Depois, em 1748, começou a dar aulas como professor particular e utilizou esse estatuto para obter acesso a boas bibliotecas, que usou para aperfeiçoamento dos seus conhecimentos. Em 1759, Lambert decidiu renunciar ao seu cargo para se estabelecer em Augsburg (Alemanha). Em 1764, foi para Berlim e foi apenas quatro anos depois que Lambert publicou a obra que comprova que \(\pi\) é um número irracional. Em 1774, em Berlim, tornou-se editor do Astronomisches Jahrbuch oder Ephemeriden (Anuário de Astronomia e de Efemérides), um almanaque astronómico.

Entre as suas obras mais importantes encontram-se Photometria (1760; “Fotometria”); Die Theorie der Parallellinien (1766; “A teoria das linhas paralelas”), que contém resultados mais tarde incluídos na geometria não-euclidiana; e Pyrometrie (1779; “Pirometria”). A principal obra filosófica de Lambert, Neues Organon (1764), contém uma análise de uma grande variedade de questões, entre elas a lógica formal, a probabilidade e os princípios da ciência. Lambert partilhava correspondência com Immanuel Kant (1724 – 1808), e foi dos primeiros a reconhecer que as nebulosas espirais eram galáxias em forma de disco, tal como a Via Láctea.

Lambert fez o primeiro desenvolvimento sistemático das funções hiperbólicas. É também responsável por muitas inovações no estudo do calor e da radiação. O último livro de Lambert, intitulado Pyrometrie (Berlim, 1779), abordou as questões da medição do calor. Na publicação, Lambert não tratou apenas dos fenómenos de irradiação, mas também da reflexão de calor, embora não tenha realizado demonstrações acerca deste último. Lambert também levou em consideração o efeito sensorial do calor no corpo humano e tentou fornecer-lhe uma formulação matemática. Apesar de ter morrido com apenas 49 anos, Lambert produziu e publicou mais de 150 trabalhos. Em homenagem a Lambert, foi criada uma unidade de medida (não S.I.) da luminância, o lambert – que corresponde a \(1/\pi \ \mbox{cd}\cdot \mbox{cm}^{–2}\).


Referências



Criada em 05 de Setembro de 2012
Revista em 31 de Março de 2014
Aceite pelo editor em 31 de Março de 2014