Diferenças entre edições de "Infertilidade Humana"

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa
m (Alterou o nível de protecção para "Infertilidade Humana" ([edit=autoconfirmed] (infinito) [move=autoconfirmed] (infinito)))
 
Linha 4: Linha 4:
 
[[Category:Biologia]]
 
[[Category:Biologia]]
  
A infertilidade humana é a incapacidade temporária ou permanente em produzir descendência e levar uma gravidez até ao fim. Foi definida pela organização mundial de saúde como “a ausência de concepção depois de pelo menos dois anos de relações sexuais não protegidas”.
 
  
As causas da infertilidade são várias, podendo ser relativas ou absolutas, e têm várias origens que podem ser congénitas, ambientais ou sociais. Quando a infertilidade é irreversível, podendo apenas ser ultrapassada por técnicas de '''procriação medicamente assistida''', denomina-se '''esterilidade'''. Noutras situações pode-se falar em '''hipofertilidade'''.
+
A '''infertilidade humana''' é a incapacidade temporária ou permanente em produzir descendência e levar uma gravidez até ao fim. Foi definida pela Organização Mundial de Saúde como:
 +
 +
''Infertilidade é a incapacidade de conceber uma criança. Um casal pode ser considerado infértil se, após dois anos de relações sexuais com penetração e não protegidas, a mulher não engravida (e não havendo qualquer outra razão, tal como amenorreia pós-parto, i.e. ausência de menstruação pós-parto). A infertilidade primária refere-se a casais que nunca tiveram uma criança. A infertilidade secundária é a incapacidade de reproduzir novamente após a mulher já ter engravidado previamente. A infertilidade pode ser causada por uma infecção no homem ou na mulher, mas muitas vezes ocorre sem causa aparente''
  
Factores biológicos que afectam a fertilidade, isto é a capacidade de reprodução podem ser fisícos ou hormonais e tanto de origem feminina como de origem masculina.
+
As causas de infertilidade são várias, podendo ser relativas ou absolutas, e têm várias origens que podem ser congénitas, ambientais ou sociais. Quando a infertilidade é irreversível, denomina-se '''esterilidade'''. Noutras situações, em que pode ser ultrapassada por técnicas de '''procriação medicamente assistida''', pode-se falar em '''hipofertilidade'''.
 +
 
 +
Factores biológicos que afectam a fertilidade, isto é, a capacidade de reprodução, podem ser fisícos ou hormonais e tanto de origem feminina como de origem masculina.
  
 
Origem feminina:
 
Origem feminina:
Linha 26: Linha 29:
 
* infertilidade imunológica
 
* infertilidade imunológica
  
---- <br>Criada em 13 de Julho de 2011<br> Revista em 14 de Julho de 2011<br> Aceite pelo editor em 29 de Dezembro de 2011<br>
+
Em Portugal, existe uma Associação Portuguesa de Fertilidade
 +
[http://www.apfertilidade.org] legalmente constituída em 2006. O seu website pode ser consultado para mais informações sobre fertilidade e problemas e soluções para problemas que possam surgir.
 +
 
 +
Não existem estatísticas oficiais sobre a taxa de infertilidade na população portuguesa mas um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), publicado em 2009, revelou que há cerca de 9-10% de casais inférteis.

Edição actual desde as 17h58min de 11 de dezembro de 2012

Referência : Moreira, C. (2011), WikiCiências, 2(12):0371
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó




A infertilidade humana é a incapacidade temporária ou permanente em produzir descendência e levar uma gravidez até ao fim. Foi definida pela Organização Mundial de Saúde como:

Infertilidade é a incapacidade de conceber uma criança. Um casal pode ser considerado infértil se, após dois anos de relações sexuais com penetração e não protegidas, a mulher não engravida (e não havendo qualquer outra razão, tal como amenorreia pós-parto, i.e. ausência de menstruação pós-parto). A infertilidade primária refere-se a casais que nunca tiveram uma criança. A infertilidade secundária é a incapacidade de reproduzir novamente após a mulher já ter engravidado previamente. A infertilidade pode ser causada por uma infecção no homem ou na mulher, mas muitas vezes ocorre sem causa aparente

As causas de infertilidade são várias, podendo ser relativas ou absolutas, e têm várias origens que podem ser congénitas, ambientais ou sociais. Quando a infertilidade é irreversível, denomina-se esterilidade. Noutras situações, em que pode ser ultrapassada por técnicas de procriação medicamente assistida, pode-se falar em hipofertilidade.

Factores biológicos que afectam a fertilidade, isto é, a capacidade de reprodução, podem ser fisícos ou hormonais e tanto de origem feminina como de origem masculina.

Origem feminina:

  • perturbações na ovulação por disfunções hormonais ou ováricas
  • anomalias nas trompas de falópio
  • endometriose
  • disfunções uterinas
  • disfunções no colo do útero
  • infertilidade imunológica

Origem masculina:

  • disfunções hormonais
  • disfunções metabólicas
  • deficiências nos testículos
  • factor tubárico
  • disfunções sexuais
  • infertilidade imunológica

Em Portugal, existe uma Associação Portuguesa de Fertilidade [1] legalmente constituída em 2006. O seu website pode ser consultado para mais informações sobre fertilidade e problemas e soluções para problemas que possam surgir.

Não existem estatísticas oficiais sobre a taxa de infertilidade na população portuguesa mas um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), publicado em 2009, revelou que há cerca de 9-10% de casais inférteis.