IUPAC

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, D., (2015) IUPAC,, Rev. Ciência Elem., V3(4):236
Autor: Daniel Ribeiro
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.236]


IUPAC é o acrónimo para International Union of Pure and Applied Chemistry (União Internacional de Química Pura e Aplicada). Segundo a própria União “a IUPAC tem como objectivos promover mundialmente as ciências químicas e contribuir para colocar as aplicações da Química ao serviço da Humanidade. Sendo uma organização científica, internacional, não-governamental e objectiva, a IUPAC pode abarcar numerosas actividades globais que envolvam as ciências químicas”.


Figura 1 - A estrutura organizacional da IUPAC.[4]

Ao longo dos anos esta União conseguiu promover a comunicação científica ao nível mundial e estabelecer uma linguagem única entre a química académica, industrial e pública. A IUPAC é hoje reconhecida como a autoridade mundial em nomenclatura química, terminologia, métodos padronizados de medição, massas atómicas, entre outros. A União patrocina também grandes convenções internacionais, que vão desde simpósios científicos especializados a reuniões de impacto social e ético.[1] Além disso a IUPAC fomenta a criação de projectos de investigação de índole científica na área da Química.[2]


A IUPAC é uma associação corporativa que representa os químicos de diferentes países membros. Existem 45 países membros[3] (sendo Portugal representado formalmente pela Sociedade Portuguesa de Química) e 20 outros países associados à IUPAC.[1] A estrutura organizativa da IUPAC pode ser consultada na figura 1.


Quase 1000 químicos de todo o mundo estão envolvidos nos trabalhos desenvolvidos pela IUPAC nos 8 principais ramos da organização:

  • Química Física e Biofísica;
  • Química Inorgânica;
  • Química Orgânica e Biomolecular;
  • Polímeros;
  • Química Analítica;
  • Química e Ambiente;
  • Química e Saúde Humana;
  • Nomenclatura Química e Representações de Estruturas.


Figura 2 - Os diferentes livros publicados pela IUPAC.[1]

A IUPAC publica, sob a forma de livros, os resultados dos trabalhos das suas Comissões de Nomenclatura. Estes livros estão divididos por temas sendo distinguidos pela cor escolhida para os representar (ver figura 2).


A IUPAC foi formada em 1919 por químicos industriais e académicos que reconheceram a necessidade de uma padronização internacional na Química. A padronização de massas, comprimentos, nomes e símbolos é essencial para a continuidade e sucesso do empreendimento científico bem como para o desenvolvimento do comércio internacional. As motivações e características originais desta União contribuíram para atingir uma melhor cooperação internacional entre químicos e facilitar o trabalho entre a comunidade científica.[1]


Antes da criação da IUPAC, reuniu-se em Paris (1911) um corpo predecessor, a International Association of Chemical Societies (Associação Internacional de Sociedades Químicas), resultando na produção de um conjunto de linhas orientadoras que iriam guiar o trabalho desenvolvido pela Associação.[1] Entre elas figuravam:

  • Nomenclatura de compostos químicos orgânicos e inorgânicos;
  • Padronização dos pesos atómicos;
  • Padronização das constantes físicas;
  • Elaboração de tabelas de estados da matéria;
  • Criação de uma comissão de revisão científica;
  • Padronização dos formatos das publicações científicas;
  • Criação de estratégias para evitar a repetição de artigos científicos.


Nos fins do século XIX já se havia tentado organizar uma estrutura que implementasse uma nomenclatura de compostos orgânicos – a Nomenclatura de Genebra, em 1892. Esta nomenclatura resultou de uma série de reuniões internacionais, a primeira das quais organizada pelo químico Friedrich Kekulé, em 1860.[1]



“The International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) serves to advance the worldwide aspects of the chemical sciences and to contribute to the application of chemistry in the service of Mankind. As a scientific, international, non-governmental and objective body, IUPAC can address many global issues involving the chemical sciences.” Extraído de http://www.iupac.org/, consultado em 13/06/2011.



Referências

1. About IUPAC, consultado em 13/06/2011.

2. Chemistry International Vol. 23, No. 1, consultado em 13/06/2011.

3. National Adhering Organizations - IUPAC, consultado em 13/06/2011.

4. Organizations & People - IUPAC, consultado em 13/06/2011.




Criada em 16 de Junho de 2011
Revista em 20 de Junho de 2011
Aceite pelo editor em 21 de Junho de 2011