Hipersensibilidade

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Hipersensibilidade, Rev. Ciência Elem., V3(4):210
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.210]


A hipersensibilidade associada ao sistema imunologógico refere-se à alteração de um tecido causada por uma resposta imune.

As reacções de hipersensibilidade podem ser a susbstâncias não-patogénicas – as alergias, provocadas por antigénios – os alergénios. Os alergénios são na maioria dos casos, moléculas proteicas existentes em pólen, ácaros, pêlos de animais (não humanos), alguns alimentos (os denominados frutos secos, morangos, marisco), entre outros.

Quando os antigénios contactam com o corpo do indivíduo (por exemplo, mucosa nasal ou epitélio bucal e saliva) induz uma resposta imune humoral. No caso, da mucosa nasal os tecidos são ricos em linfócitos B que provocam a produção de anticorpos tipo IgE. Os anticorpos ligam-se aos receptores presentes nos mastócitos e basófilos no tecido conjuntivo e em circulação no sangue. Nestas células desencadeiam a produção de histamina e outras substâncias químicas actuantes em respostas inflamatórias. A histamina e outras substâncias desencadeiam a reacção alérgica. Esta situação de hipersensibilidade pode durar várias semanas – casos típicos de alergias durante a primavera e o verão – mas se não houver exposição aos alergénios as células são inofensivas para o indivíduo.

Em casos extremos de hipersensibilidade causada por alergia os indivíduos podem sofrer um choque anafiláctico – os antigénios em vez de afectarem a pele ou as vias respiratórias, espalham-se rapidamente através da corrente sanguínea e afectam todo o corpo. As grandes quantidades de histamina produzidas causa uma excessiva dilatação dos vasos e uma consequente descida da pressão sanguínea. A baixa de pressão pode ser fatal se não permitir a renovação do oxigénio e de nutrientes nas células dos tecidos vitais. Muitas vezes é acompanhada por edema da glote.


Bibliografia consultada e a consultar:

http://pathmicro.med.sc.edu/portuguese/immuno-port-chapter17.htm

http://www.portaldasaude.pt/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK10756/ (em inglês)


Palavras chave: imunidade



Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Alergias


Criada em 09 de Julho de 2011
Revista em 14 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 04 de Janeiro de 2012