Gametogénese

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C. (2010), WikiCiências, 1(9):0087
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó



Conjunto de fenómenos que se verificam em células da linha germinativa (diplóides ou haplóides) presente nas gónadas (testículos e ovários) e que leva à formação de gâmetas haplóides (óvulos e espermatozóides).

Para a formação dos gâmetas, células haplóides, a gametogénese ocorre por meiose, dependendo do ciclo de vida do organismo. Os gametócitos, células diplóides que dão origem aos gâmetas, sofrem uma divisão meiótica para dar origem a células haplóides, os gâmetas.

No ser humano e em muitos outros animais, com um ciclo de vida diplonte, a gametogénese ocorre por meiose nas gónadas. Os gâmetas são células reprodutoras haplóides que sofreram meiose e, por isso, apresentam metade do número de cromossomas das células somáticas que os originaram. A formação de gâmetas masculinos denomina-se espermatogénese. Os gâmetas femininos formam-se por um processo denominado oogénese.

Gametogenese.jpg

Comparação entre espermatogénese e oogénese


Palavras chave: gónadas, espermatogénese, oogénese, haplóide, diplóide, gâmeta, testículo, ovário, espermatozóide, óvulo



Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 28 de Fevereiro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010