Reciclagem

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) Reciclagem, Rev. Ciência Elem., V2(3):198
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.198]


Reciclagem é qualquer processo de transformação de um material como nova matéria-prima ou bem de consumo. O processo utilizado na transformação depende do tipo de material mas qualquer que seja o processo utilizado o objectivo final é comum – a reintrodução do que já foi considerado resíduo (ou lixo) num novo ciclo de produção/transformação com vista a obter um novo produto.

1000px-Recycling symbol.svg.png

Figura 1. Símbolo internacional da reciclagem

A reciclagem constitui, actualmente, um dos métodos preferenciais de valorização dos resíduos pois, para além de constituir uma das opções correctas sob o ponto de vista ambiental, no sentido da diminuição dos resíduos tem, um papel cada vez mais importante do ponto de vista económico, contribuindo de modo significativo para o desenvolvimento sustentável das sociedade humanas, através da:

  • eliminação das enormes quantidades de resíduos produzidas pela sociedade
  • redução da pressão sobre os recursos naturais,
  • diminuição do consumo de energia e das emissões de poluentes em diversas indústrias
  • criação de emprego através do desenvolvimento do sector da reciclagem

A importância crescente da reciclagem quer a nível mundial quer a nível europeu reflecte-se nas várias Directivas Comunitárias nomeadamente a DC 2004/12/CE que estabelece os princípios e normas europeus de reciclagem para os resíduos de embalagem. A transcrição desta norma para Portugal levou a que fossem estabelecidos os seguintes objectivos, neste domínio, até 2011 (dados da AFCAL[1]): 60% vidro 60% de papel/cartão 50% metais 22,5% plásticos 15% madeira 15% madeira

Os resíduos são recolhidos localmente porta a porta pelos serviços camarários ou nos ecopontos. Os recipientes têm um código de cores que é facilmente identificável por todos:

  • azul: papel
  • verde: vidro
  • amarelo: metal e plásticos


Ecoponto.jpg

Figura 2. Ecoponto em Portugal


Palavras chave: reciclável, ecoponto, resíduo



Criada em 16 de Abril de 2011
Revista em 18 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 05 de Janeiro de 2012