Pascal

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, P. (2012), WikiCiências, 3(06):0624
Autor: Pedro Ribeiro
Editor: Fernando M. A. Silva



A linguagem de programação Pascal segue o paradigma de Programação Imperativa e foi publicada pela primeira vez em 1970 por Niklaus Wirth. O Pascal ganhou o seu nome em homenagem ao matemático francês Blaise Pascal e apareceu, entre outras coisas, com o intuito de ensinar boas práticas de programação, ganhando muita popularidade. Presentemente o Pascal já não não está no topo das linguagens de programação mais usadas [1].

Índice

Breve História

O desenvolvimento da linguagem Pascal deu-se no final dos anos 60 por intermédio de Niklaus Wirth, um cientista de computadores que já tinha tido muito influência nas linguagens de programação Euler e Algol W. Uma das maiores motivações para a sua criação, foi a intenção de a usar no ensino da programação estruturada, sendo que por isso mesmo ganhou imensa popularidade, tendo a certa altura sido usada um pouco por todo o mundo como uma linguagem introdutória de programação. O primeiro compilador de Pascal foi disponibilizado em 1970. Em 1985 surgiu a variante Object Pascal, adicionado algumas capacidades de Programação Orientada a Objectos.

Presentemente, o compilador mais conhecido é o Free Pascal [2], implementando não só o Pascal, mas também Object Pascal, bem como modos de compatibilidade com outros compiladores. O Free Pascal é grátis e está disponível em muitas arquitecturas de computador diferentes.

Exemplos de Código Fonte

O programa seguinte escreve "Ola Mundo" para a saída padrão (standard output):

program olamundo;

begin
  writeln('Ola Mundo');
end.

O extrato de código fonte seguinte corresponde a uma função iterativa que, dado um número inteiro positivo n, retorna o somatório dos números entre 1 e n, isto é, \(soma(n) = \sum_{k=1}^n k = 1 + 2 + \ldots + (n-1) + n\).

function soma(n: integer): integer;
 var
  i, result: integer;
 begin
  result := 0;
  for i := 1 to n do
   result := result + i;
  soma := result
 end;

Uma versão recursiva da mesma função podia ser escrita do seguinte modo em Pascal:

function soma(n: integer): integer;
 begin
  if n = 1 then
   soma := 1
  else
   soma :=  n + soma(n-1)
 end;

Referências

  1. Página Web: http://www.langpop.com/ Acedida a 29/05/2012. (em inglês)
  2. Página Web: http://www.freepascal.org/ Acedida a 29/05/2012. (em inglês)

Saber Mais



Criada em 30 de Maio de 2012
Revista em 01 de Junho de 2012
Aceite pelo editor em 01 de Junho de 2012