Osmose

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) Osmose, Rev. Ciência Elem., V2(4):241
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.241]
PDF Download


Movimento de moléculas de água através de uma membrana selectivamente permeável. O mecanismo de osmose depende do potencial da água e das concentrações dos solutos de cada lado da membrana, isto é, a água move-se de regiões de elevado potencial de água (hiperosmótico) com menor concentração de soluto (meio hipotónico) para regiões de baixo potencial de água (hipoosmótico) com maior concentração de soluto (meio hipertónico) (ver esquema).

EsquemaOsmose.jpg

Osmose. Em 1, a região à esquerda é hiperosmótica relativamente à região direita (maior potencial de osmótico com menor concentração de soluto). Em 2, e para atingir o equílibrio a água tende a atravessar a membrana semipermeável da esquerda para direita, verificando-se uma diminuição de volume à esquerda.

A pressão necessária para a água passar, através de uma membrana selectivamente permeável, de um meio com maior quantidade de água para um meio com menor quantidade de água, designa-se por pressão osmótica. A água pura (sem substâncias dissolvidas) tem uma pressão osmótica de zero. A pressão osmótica é tanto mais elevada quanto maior for a concentração de soluto dissolvido na água.

A osmose ocorre em todas as células vivas. Dadas as diferentes morfologias dos dois tipos de células, o seu comportamento em função da concentração do meio externo varia um pouco (ver quadro para comparação entre células animais e vegetais).


Solução hipotónica (com menor pressão osmótica que o meio interno) Solução isotónica (com a mesma pressão osmótica que o meio interno) Solução hipertónica (com maior pressão osmótica que o meio interno)
Célula animal (sem parede celular) Célula túrgida podendo ocorrer lise celular Célula normal (o volume celular mantém-se) Célula plasmolisada
Célula vegetal (com parede celular) Célula túrgida, dado o aumento do volume vacuolar exercendo pressão sobre a parede celular Célula normal (o volume celular mantém-se) Célula plasmolisada



Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Difusão e Osmose - As Diferenças, veja as diferenças entre a difusão e a osmose.


Criada em 11 de Setembro de 2010
Revista em 11 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010