Conservação dos Alimentos por Fermentação

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Conservação dos Alimentos por Fermentação, Rev. Ciência Elem., V3(4):218
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.218]



O processo de conservação por fermentação baseia-se na competição entre espécies microbianas, em que uma ou mais espécies inibem as demais, por competirem pelos nutrientes disponíveis e pela produção de metabolitos antimicrobianos a partir dos substratos presentes no próprio alimento. Os metabolitos, geralmente ácidos orgânicos, álcoois e CO2, limitam o crescimento de agentes patogénicos e evitam a deterioração. A conservação por fermentação necessita, em alguns casos, de métodos complementares de conservação como a pasteurização, no caso da cerveja. No caso dos lacticínios, há necessidade por vezes de armazenar no frio.

Como este processo de conservação altera as propriedades organolépticas dos alimentos, tornando-as agradáveis ao consumidor, este processo também passou a ser utilizado para modificar estas propriedades com vista à obtenção de produtos com novas características de consumo.


Referências consultadas

ROSS, R.P.; MORGAN, S.; HILL, C. Preservation and fermentation: past, present and future. International Journal of Food Microbiology, Amsterdam, v.79, n.1/2, p. 3-16, 2002.

Palavras chave: conservação dos alimentos



Criada em 10 de Julho de 2011
Revista em 28 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 04 de Janeiro de 2012