Complexo de Golgi

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Complexo de Golgi, Rev. Ciência Elem., V3(1):063
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.063]


Descoberto em 1898 por Camillo Golgi nas células nervosas, e mais tarde, nos finais da década de 1950, com o auxílio da microscopia electrónica conclui-se que existia virtualmente em todas das células eucariotas.

A aparência do complexo de Golgi varia de espécie para espécie mas possui estruturas básicas: os dictiossomas. Cada dictiossoma é composto por grupos de sáculos ou cisternas membranosas achatadas e empilhadas de forma regular, e por pequenas vesículas. A face convexa – região cis – virada para o RE é a face de formação das cisternas. A face côncava – face trans – é a face de maturação, onde se formam vesículas, e está virada para a membrana plasmática. O complexo de Golgi está envolvido na síntese de proteoglicanos, presentes na matriz extracelular das células animais, de carbohidratos, no transporte de lípidos e na produção de lisossomas e glicoproteínas.

Algumas das proteínas sintetizadas no RER são transportadas até ao complexo de Golgi em vesículas de transporte, onde sofrem transformações permitindo que algumas proteínas se tornem funcionais e/ou algumas enzimas sejam activadas. Após terem sofrido as várias transformações ao longo das cisternas do complexo de Golgi no sentido cis-trans, as proteínas são envolvidas em vesículas que se formam na face de maturação do complexo, as vesículas de secreção ou lisossomas.



Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Complexo de Golgi: Tráfego de proteínas, visão geral do complexo de Golgi como transportador de proteínas
  2. Complexo de Golgi: Modificação das proteínas, siga uma hidrolase na sua passagem pelo complexo de Golgi
  3. Complexo de Golgi: Secreção regulada, como funciona a regulação da libertação da insulina por exocitose
  4. Complexo de Golgi: Secreção constitutiva, veja de que forma os glóbulos brancos secretam proteínas continuamente


Criada em 15 de Setembro de 2010
Revista em 16 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 10 de Janeiro de 2012