Alexander Graham Bell

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, D., (2013) Alexander Graham Bell, Rev. Ciência Elem., V1(1):039
Autores: Daniel Ribeiro
Editor: Eduardo Lage
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2013.039]

PDF Download


Figura 1 Alexander Graham Bell (1847 – 1922).
Alexander Graham Bell (1847 – 1922) foi um inventor que ficou conhecido pela criação do telefone. Bell foi professor na Universidade de Boston e criou o dispositivo que, segundo Thomas Edison “aniquilou o tempo e o espaço e fez com que a família humana ficasse mais próxima.”


Bell foi um autodidata, no entanto, aprendeu muito com a família, ligada à tradição da elocução e correção no discurso oral. A partir de 1864, passou a pertencer à Academia de Weston House e seis anos depois mudou-se com os seus pais para Brantford (no Canadá). Em 1872, Bell abriu uma escola de formação de professores do ensino para surdos. Um ano após isso, Bell foi indicado para ocupar um lugar como professor de fisiologia vocal na Universidade de Boston e em 1874 já lá dava aulas acerca do mecanismo da fala.

Em março de 1875, Bell estava financeiramente apertado. Encontrava-se a trabalhar no seu “telégrafo harmónico” e, ao mesmo tempo, dava aulas sobre “fisiologia vocal e elocução”, ensinando também os alunos surdos a ler, escrever e falar. Assim que lhe foi feita a oferta de pagamento adiantado das taxas de professor para o ano seguinte, Bell ficou em êxtase. Finalmente podia dedicar tempo suficiente à sua invenção.

Bell trabalhou num sótão alugado, na Court Street, em Boston, e pretendia transmitir por cabo não apenas sons, mas também a voz humana. Em 2 de junho daquele ano, enquanto Bell estava numa extremidade da linha, na sala ao lado, na outra extremidade do fio, o seu assistente, Thomas A. Watson, trabalhava com as palhetas do telégrafo e Bell ouviu um som. No dia seguinte, depois de manipular a invenção, o instrumento começou a transmitir sons de voz reconhecíveis, porém, nenhuma palavra. Os dois realizaram experiências ao longo de todo o verão e, em setembro, Bell começou a escrever as especificações para a patente do seu primeiro telefone, que foi emitida a 7 de março de 1876. Três dias depois, no novo laboratório de Bell, ele gritou para o bocal, “Sr. Watson, venha aqui. Preciso que venha cá.” Na outra extremidade do fio – desta vez num outro andar – Watson ouviu todas as palavras. Era a primeira transmissão telefónica inteligível do mundo.

Com esta descoberta tecnológica, teve a oportunidade e o financiamento para criar o Volta Laboratory, que mais tarde deu origem à criação do Volta Bureau. Além disso, Bell foi um dos responsáveis pela ascensão da, ainda hoje, grande empresa de telecomunicações AT&T.


Referências



Criada em 04 de Setembro de 2012
Revista em 16 de Novembro de 2012
Aceite pelo editor em 31 de Dezembro de 2013