Diagrama ou gráfico circular

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 17h08min de 24 de janeiro de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Martins, E.G.M., (2014) Diagrama ou gráfico circular, Rev. Ciência Elem., V2(3):213
Autores: Maria Eugénia Graça Martins
Editor: José Francisco Rodrigues
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.213]


Diagrama ou gráfico circular (pie chart), também chamado diagrama de setores, é uma representação gráfica, utilizada essencialmente para dados qualitativos, que tem por base um círculo, dividido em setores circulares, tantos quantas as categorias apresentadas pelos dados em estudo. As amplitudes dos ângulos dos setores são proporcionais às frequências das categorias que representam. Assim, o círculo representa a forma como o total dos dados se distribui pelas categorias e cada setor representa uma fração do total dos dados.

Para exemplificar a construção de um diagrama circular, considere-se a seguinte tabela de frequências que apresenta a distribuição por zona geográfica\(\dagger\) das 3874115 famílias existentes em Portugal continental (Fonte: Resultados provisórios Census 2011 http://www.ine.pt):

Img dia circular 1.png

Para construir o diagrama circular introduzimos uma nova coluna com os ângulos dos setores correspondentes às diferentes categorias, cujos valores, aproximados às unidades, são os que se apresentam a seguir, na coluna designada ângulo:

Img dia circular 2v2.png


Img dia circular 3.png

Junto de cada setor escreve-se o nome da categoria que representa, assim como a frequência respetiva. Da representação anterior ressalta o facto de ser a zona Norte a que tem maior percentagem de famílias, seguindo-se a zona de Lisboa. O Algarve é a zona com menos famílias.

Observação: No caso de se dispor de algum software de Estatística ou da folha de cálculo Excel, não é necessário proceder ao cálculo das amplitudes dos ângulos, pois basta ter a tabela das frequências dos dados a representar.

Embora o diagrama circular se utilize frequentemente, sobretudo na comunicação social, esta representação nem sempre é fiável na informação que procura transmitir e deve ser evitada quando a variável em estudo apresenta muitas categorias ou quando algumas das categorias apresentam frequências próximas.

Nota – Em GRAÇA MARTINS ET AL (2007), páginas 90 e 91, sugere-se um processo para ensinar os alunos do 1º ciclo a construirem um diagrama circular.


\(\dagger\) Na entrada diagrama em caixa de bigodes estão indicados quais os concelhos que constituem as diferentes zonas geográficas.


Referência

GRAÇA MARTINS, M. E., LOURA, L., MENDES, F. (2007) – Análise de dados, Texto de apoio para os professores do 1º ciclo, Ministério da Educação, DGIDC. ISBN-978-972-742-261-6. Depósito legal 262674/07.



Criada em 28 de Junho de 2012
Revista em 31 de Julho de 2013
Aceite pelo editor em 31 de Julho de 2013