Deslocamento

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Araújo, M., (2015) Deslocamento, Rev. Ciência Elem., V3(1):067
Autor: Mariana de Araújo
Editor: Joaquim Agostinho Moreira
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.067]


O deslocamento de uma partícula entre dois pontos A e B da sua trajectória, percorrida de A para B, é o vector com origem no ponto A e extremidade no ponto B:

\Delta \vec r = \vec r_B - \vec r_A

O módulo do vector deslocamento corresponde à distância entre os pontos A e B, e é, em geral, diferente do espaço percorrido pela partícula. Se, por exemplo, a partícula sair de um ponto A até um ponto B e voltar a A, o deslocamento total é nulo, apesar de o espaço percorrido não o ser.

Na fig. 1 está ilustrada a trajectória de uma partícula que descreve uma circunferência no plano xy, no sentido dos ponteiros do relógio. De A para B a partícula desloca-se pelo arco de circunferência a verde, sendo o espaço percorrido por esta o comprimento do arco, mas o módulo do vector deslocamento é o comprimento do vector \Delta \vec r que une A e B, a azul.

Figura 1: A partícula descreve o círculo a preto no sentido dos ponteiros do relógio, sendo o espaço percorrido por ela entre A e B o comprimento do arco de circunferência a verde, e o deslocamento o vector representado a azul.



Criada em 29 de Julho de 2011
Revista em 19 de Abril de 2012
Aceite pelo editor em 19 de Abril de 2012