Célula

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 17h20min de 1 de novembro de 2010 por Esucena (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C. (2010), WikiCiências, 1(11):0180
Autor: Catarina Moreira
Editor: élio sucena


A Célula é a unidade básica, estrutural e funcional, de virtualmente todos os organismos vivos. O termo célula foi pela primeira vez empregue pelo inglês Robert Hooke (1637-1703), em 1665, ao examinar lâminas de cortiça num microscópio rudimentar. Na realidade, o que Hooke observou foram apenas as paredes celulares de células vegetais mortas, com formas hexagonais a que ele chamou células, do latim "cella", pequena cavidade (Figura 1).


Morenoetal2006.jpg

Figura 1: Comparação entre a imagem das células da cortiça de Robert Hooke de 1665 (A) e de uma imagem de microscopia electrónica laser. (Retirado de Moreno et al. 2006)


Mais tarde, em 1839, Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann, postularam a Teoria Celular que, actualmente, assenta nos seguintes pressupostos:

  • todos os organismos são constituídos por células onde ocorrem os processos vitais;
  • todas as células provêm de células pré-existentes;
  • a célula é a unidade de:

1. reprodução, 2. desenvolvimento, 3. hereditariedade dos seres vivos.


As células apresentam uma grande diversidade morfológica e funcional. As mais simples, células procarióticas (procarionte), são representadas pelas bactérias e arqueobactérias e não possuem núcleo individualizado, nem organitos endomenbranares. As células eucarióticas (eucarionte) são mais complexas e possuem núcleo. As células eucarióticas animais e vegetais também apresentam algumas diferenças importantes (ver tabela).


Nos esquemas seguintes é possível visualizar com maior detalhe a constituição de células animais e vegetais típicas.


comparCels.png


Celanimal.jpg
CelVegetal.jpg


TabelaEucariontevsProcarionte.png


Tiposcelula.jpg



CURIOSIDADE: O corpo humano é constituído por 1012 de células mais 9012 de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo; em animais o tamanho de uma célula típica é de 10 µm e a sua massa típica da célula é 1 nanograma (10-12Kg).


Palavras chave: eucarionte, procarionte




Criada em 20 de Outubro de 2009
Revista em 11 de Outubro de 2010
Aceite pelo editor em 01 de Novembro de 2010