Correntes de Convecção (Hipótese das)

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 13h49min de 12 de junho de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Dias, A.J.G., Freitas, M.C.A.O., Guedes, F., Bastos, M.C., (2015) Correntes de Convecção (Hipótese das), Rev. Ciência Elem., V3(4):222
Autor: A. Guerner Dias, Conceição Freitas, Florisa Guedes, Cristina Bastos
Editor: Manuela Marques
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.222]


Hipótese segundo a qual os materiais quentes da parte inferior do manto sobem até ao limite superior da astenosfera e os materiais frios descem, gerando-se correntes circulares desses materiais.


Os materiais rochosos, no interior do manto, encontram-se a temperaturas muito elevadas (da ordem dos 48000 C, junto ao núcleo), enquanto próximo da superfície da Terra se encontram a temperaturas muito mais baixas (em média cerca de 150 C). A elevada diferença de temperatura provoca a subida dos materiais quentes e, portanto, menos densos, até ao limite superior da astenosfera; aí, divergem lateralmente, arrefecendo à medida que se vão deslocando, tornam-se mais densos do que os materiais circundantes e mergulham novamente, em direcção à zona mais quente, onde se iniciou o movimento de ascensão, fechando um circuito. Estas correntes circulares de materiais são denominadas correntes de convecção e o circuito é designado célula de convecção.


A primeira ideia sobre as correntes de convecção foi apresentada, em 1928, por Anthony Holmes, professor de uma universidade do Reino Unido. O professor americano, Harry Hess, em 1962, propôs um primeiro modelo, que sugeria que o movimento das placas tectónicas era consequência das correntes de convecção preconizadas por Holmes.


Mais tarde, estudos geológicos realizados nos fundos oceânicos levaram a admitir que as dorsais oceânicas correspondem aos ramos ascendentes das correntes convectivas que, aí, se aproximavam da superfície e, pelo contrário, as fossas oceânicas correspondemm aos ramos descendentes das mesmas correntes.


Considerando a existência, no manto, de uma série de células de convecção, os fluxos horizontais destas células desenvolvem forças que fazem mover as placas litosféricas e, com elas, os continentes.



Criada em 18 de Janeiro de 2010
Revista em 14 de Maio de 2011
Aceite pelo editor em 24 de Maio de 2011