Correlação

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 16h52min de 25 de junho de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Martins, E.G.M., (2014) Correlação, Rev. Ciência Elem., V2(1):019
Autores: Maria Eugénia Graça Martins
Editor: José Francisco Rodrigues
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.019]

PDF Download


Dado o par de variáveis aleatórias (X, Y) ou o conjunto de dados bivariados (x,y)={(xi,yi)}, com i = 1, ..., n, de tipo quantitativo, a correlação entre as variáveis X e Y, ou entre x e y, descreve a relação ou associação entre essas variáveis. Uma medida da direção e do grau com que as variáveis X e Y, ou x e y, se associam linearmente é dada, respetivamente, pelo coeficiente de correlação populacional e pelo coeficiente de correlação amostral.


Por exemplo, é natural esperar uma relação entre o peso e a altura duma pessoa. Embora aconteça que a alturas iguais correspondam pesos diferentes e que a pesos iguais correspondam alturas diferentes, sabemos que, em média, quanto maior for a altura, maior será o peso. Quando existe uma relação deste género entre duas variáveis, diz-se que existe uma relação estatística. Entre duas variáveis ligadas por uma relação estatística diz-se que existe correlação (MURTEIRA (1994), página 144). Pode, no entanto, existir uma relação entre duas variáveis, sem ser uma relação estatística – a relação que existe entre a área \(\rm{A}\) de um quadrado e o comprimento \(\rm{l}\) do lado, não é uma relação estatística, mas sim uma relação determinística traduzida pela fórmula \(\rm{A=l^2}\). Este tipo de relações não é objeto de um estudo estatístico.


Referência

MURTEIRA, B. (1994) – Análise Exploratória de Dados – Estatística Descritiva. McGraw-Hill de Portugal, Lda. ISBN: 972-9241-25-2.



Criada em 27 de Fevereiro de 2012
Revista em 02 de Janeiro de 2013
Aceite pelo editor em 02 de Janeiro de 2013