Cistus psilosepalus Sweet

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 14h01min de 4 de abril de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS, Rev. Ciência Elem., V7(1):00A
Autores: Rubim Almeida e Sara Cristina Antunes
Editor: José Ferreira Gomes
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2019.00A]
PDF Download


image7.jpeg
Planta arbustiva, pequena moita até 100 cm, ramosa, pubescente quando jovem, com pêlos glandulares, curtos e simples, compridos (até 2 mm) inseridos segundo um ângulo próximo de 90°. Folhas oval-lanceoladas a oblongas, planas ou levemente revolutas, com três nervuras principais, de cor verde intensa, com pêlos simples e alternos, mas difíceis de observar a ordem com que se inserem. Inflorescência, uma cimeira com poucas ou muitas flores. Pétalas de cor branco-marfim com uma mancha basal amarela. Estames desiguais, mais compridos do que o pistilo correspondente. Ovário densamente seríceo-tomentoso, estilete curto, estigma grande com a margem com recortes arredondados muito pequenos. Fruto, uma cápsula incluída num cálice que continua a crescer após a fecundação (até o fruto atingir o tamanho máximo), ovoide, ligeiramente pubescente, negra e deiscente abrindo em 5 válvulas.

Família: CISTACEAE [CISTACEAE]

Nome Científico: Cistus psilosepalus Sweet [Cistus hirsutus Lin.]

Nome Vernáculo: Esteva, Sanganho.

Ecologia: Matos sob o coberto de pinhais e bosques. É frequentemente observada na orla de áreas húmidas, sempre em solos ácidos e com humidade com influência atlântica.

Floração: Abril a Agosto.

Estatuto: Oeste da Península Ibérica.

Observações: Espécie descrita como excelente para combater a erosão dos solos.

Notas

Imagem disponível para download no Banco de Imagens da Casa das Ciências.