Recenseamento

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
(Redireccionado de Censo)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Martins, E.G.M., (2014) Recenseamento, Rev. Ciência Elem., V2(3):217
Autores: Maria Eugénia Graça Martins
Editor: José Francisco Rodrigues
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.217]


Recenseamento é um estudo científico de uma população de pessoas, instituições ou objetos físicos com o propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes dessa população (GRAÇA MARTINS, M. E. et al (1999))


O recenseamento geral de uma população é uma prática que remonta à antiga Roma e Egito, onde já há conhecimento de recenseamentos da população, feitos a intervalos regulares, com o objetivo principal de obter informação para a coleta de impostos, chamada para o serviço militar e outros assuntos governamentais. Apesar disso, a sua prática corrente, com carácter periódico, só teve lugar, na maioria dos Países, a partir do sec XIX. Esses censos periódicos são feitos em geral de 10 em 10 anos e, em princípio, todos os Países são encorajados a cumprir certas normas internacionais ao elaborar um recenseamento (GRAÇA MARTINS et al (1999)).


Os Recenseamentos da População e Habitação (Censos) são apontados nas respetivas recomendações mundiais, editadas pela ONU - Organização das Nações Unidas, como as operações estatísticas “mais complexas e dispendiosas que qualquer país pode realizar”. Nos nossos dias, e segundo os Princípios e Recomendações da ONU (2006), os Censos são entendidos como processos normalizados de recolha, tratamento, avaliação, análise e difusão de dados referenciados a um momento temporal específico e respeitantes a todas as unidades estatísticas (indivíduos, famílias, alojamentos e edifícios) de uma zona geográfica bem delimitada, normalmente o país (http://www.ine.pt).


Até hoje realizaram-se em Portugal, segundo as recomendações internacionais iniciadas em 1853, catorze recenseamentos da população e quatro recenseamentos da habitação, remontando a 1970 a primeira realização simultânea dos dois tipos de recenseamentos (http://www.ine.pt). Os últimos Censos tiveram lugar em 2011.

Referência

GRAÇA MARTINS, M. E., MONTEIRO, C., VIANA, P. V., TURKMAN, M. A. A. (1999) – Probabilidades e Combinatória. Ministério da Educação, Departamento do Ensino Superior. ISBN: 972-8417-33-0. Depósito Legal 143440/99.



Criada em 10 de Março de 2012
Revista em 25 de Março de 2012
Aceite pelo editor em 31 de Julho de 2013