Absorção Radicular

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 12h15min de 18 de junho de 2019 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2014) Absorção radicular, Rev. Ciência Elem., V2(1):004
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.004]
PDF Download


A captação de água e de sais minerais, nas plantas, ocorre na sua maioria ao nível da epiderme da raiz, especialmente através dos pêlos radiculares. Estas estruturas são extensões de células epidérmicas que aumentam a área da superfície de contacto com o solo, e consequentemente a capacidade de absorção.

Normalmente, o meio intracelular das células da raiz é hipertónico (maior concentração de soluto) relativamente ao exterior, e a água tende a entrar na planta por osmose, movendo-se do solo até aos vasos xilémicos radiculares. Os iões minerais com concentrações mais elevadas no solo entram nas células da raiz por difusão simples, mas são também estes iões que se encontram no meio intracelular por vezes com elevadas concentrações e nestes casos a entrada de iões nas células é realizada por transporte activo. O transporte activo dos iões cria um gradiente osmótico, que promove o movimento da água até ao xilema.

O movimento da água e dos sais minerais da epiderme para a endoderme pode ocorrer através de dois trajectos distintos: via apoplástica, através das paredes de celulose e espaços intercelulares e via simplástica, através das membranas celulares e dos respectivos citoplasmas. A via simplástica por ser intracelular é relativamente mais lenta mas permite uma absorção selectiva dos solutos. O transporte aopoplástico é feito em contínuo ao longo das paredes celulares e espaços extracelulares excepto quando interrompido pelas bandas de Caspary, bolsas de ar ou pela cutícula da planta.


AbsorRadicular.jpg

Notas

Apoplasto: paredes celulares e espaço intercelular

Simplasto: espaço intramembranar das células



Criada em 13 de Setembro de 2010
Revista em 13 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010