Regulamento

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa
Cap. I
Objeto
  1. A WikiCiências é uma enciclopédia em linha com conceitos de ciência elementar dirigida a professores e alunos de Ciência em Língua Portuguesa.
  2. Embora tenha na sua designação o termo Wiki, e de obedecer ao princípio básico da colaboratividade, não é de edição livre com controlo sequencial.
  3. Abrange as áreas científicas e tecnológicas tradicionalmente associadas ao conceito que enquadra as Ciências, incluindo a Matemática e a Informática, estando porém aberta a todo o tipo de Ciências desde que existam condições mínimas para a sua Edição.
  4. O ponto anterior é da exclusiva responsabilidade do Editor-Chefe e será definido através do acrescento de níveis de acesso patentes nas categorias do menu principal.
  5. As entradas criadas deverão ter cada uma, a gradação informativa que sequencialmente permitirá uma leitura desde um cariz generalista, até uma informação especializada e cientificamente desenvolvida.
  6. A dimensão de cada entrada deverá ser equilibrada, dentro das características de cada termo a abordar, privilegiando-se quer as ligações internas, quer as ligações para as outras componentes da Casa das Ciências.
  7. Numa lógica de colaboratividade, poderão os comentários a cada entrada funcionar como complementos, ou como substitutivas das entradas existentes, desde que para tal sejam considerados pelo Editor respetivo.


Cap. II
Da participação
  1. Todos os membros registados e com página pessoal criada no sistema da WikiCiências tem total liberdade de criar entradas subordinadas ao termos enciclopédico que desejarem.
  2. Essa liberdade só está restringida à existência prévia de entrada publicada com a mesma designação ou que esteja em processo de criação ou edição.
  3. Poderá acontecer que, na sequência do decorrer dos prazos referidos no capítulo seguinte (III), as entradas referidas no número 2, voltem a estar disponíveis para criação.
  4. Dentro do âmbito das categorias definidas pelo Editor-Chefe e explicitadas no menu referido no número 4 do Cap. I, serão aceites para apreciação, todos os termos que nelas se enquadrem.
  5. As entradas criadas, estarão obrigatoriamente escritas em língua portuguesa, com particular relevância para a correcção da linguagem científica.
  6. Só são aceites participações de autores que previamente tenham sido autenticados através da sua página pessoal pelo gabinete Coordenador ouvido o parecer da Comissão Editorial da Revista.
  7. Essa página pessoal só pode ser criada por membros devidamente registados na WikiCiências, nos termos do modelo de criação de conta disponível no portal.
  8. A página pessoal referida no número 6, deverá ser construída nos moldes indicados nesta página, reservando-se o direito do gabinete Coordenador aceitar ou não a sua publicação, ouvida a Comissão Editorial sob parecer do Editor Sectorial.
  9. A criação de comentários nas entradas já publicadas, obedece aos mesmos requisitos de identidade referidos nos números anteriores.
  10. Todos os pontos reportados anteriormente a autores singulares, são igualmente válidos para autores colectivos sendo que, neste caso, é obrigatório o registo colectivo que também passará por todos os trâmites referidos.


Cap. III
Da criação de entradas
  1. A criação de uma entrada na WikiCiências é feita com base nos pressupostos anteriores e utilizando a plataforma disponibilizada para o efeito.
  2. Deverão ser seguidas obrigatoriamente as regras indicadas no manual disponibilizado na página principal para a sua criação.
  3. Deverá cada entrada ser criada usando os procedimentos de inserção de elementos e texto referidos no manual, sob pena de a mesma não poder ser observada e posteriormente publicada pelos editores.
  4. Deverão ser seguidas as linhas orientadores do livro de estilos criado e disponibilizado na Página Principal no sentido de se ter uma coerência interna nas entradas publicadas.
  5. Poderão ser acrescentadas componentes enriquecedoras quer ao manual quer ao livro de estilos sugeridas pelos utilizadores, desde que devidamente aceites e validadas pelo Gabinete Coordenador e Comissão Editorial.
  6. Depois de criada uma entrada, que nos termos do manual é feita apenas pela reserva do termo, existe um prazo de construção (escrita) que é permitido ao autor.
  7. O prazo referido no número anterior é de 45 dias, findos os quais, se a página não tiver sido enviada para avaliação será retirada a reserva, podendo um qualquer outro autor criar essa mesma entrada.
  8. Cada Editor que possui uma entrada em apreciação tem um prazo de 45 dias para decisão, findo o qual, o Gabinete Coordenador poderá avocar a entrada e proceder a uma nova distribuição.
  9. Da decisão anterior será dado conhecimento ao Editor Sectorial e membro da Comissão Editorial respectiva ou, caso a situação assim o requeira ao Editor-Chefe.
  10. A pedido do utilizador e em condições que sejam consideradas especiais pelos órgãos de decisão da WikiCiências, poderá o prazo referido no número anterior ser prorrogado, sendo do mesmo dado conhecimento ao autor e Editor sectorial.
  11. Das decisões reportadas nos números anteriores não caberá recurso.


Cap. IV
Dos editores
  1. A WikiCiências possui um Editor-Chefe que assume a toda a coordenação da equipa editorial e a quem em ultima instância cabem as decisões finais em caso de diferendos.
  2. A gestão corrente da WikiCiências é feita por um Gabinete Coordenador, a quem compete:
a. Aferir em primeira instância da adequabilidade das entradas criadas,
b. Remeter para o Editor Sectorial responsável as entradas submetidas para avaliação.
c. Remeter para a estrutura editorial as situações de conflito.
d. Prestar toda a informação superveniente a autores e editores.
e. Fazer a gestão do backoffice do portal da WikiCiências.
f. Assegurar a estrutura de suporte da Revista WikiCiências.
3. A Comissão Editorial possui uma estrutura representativa da diversidade das áreas de publicação e tem funções específicas de Coordenação Sectorial sendo o garante da qualidade e fiabilidade das entradas publicadas.
a. Os membros da Comissão Editorial são designados pelo Editor-Chefe a seu convite, que decidirá também de eventuais pedidos de escusa.
b. Rege-se por regulamento próprio da sua inteira responsabilidade validado pelo Editor-Chefe.
c. Reúne periodicamente para discutir as últimas entradas e desenvolvimentos de publicação.
d. Decidem da validação das publicações realizadas no espaço de tempo entre reuniões de trabalho.
e. Validam a aceitação de novos editores associados bem como de novos referees por eles propostos.
f. Traçam as linhas orientadoras, bem como as prioridades para o período seguinte de publicações.
g. Cada um dos membros da Comissão Editorial é, na sua área, o Editor Sectorial responsável pelas publicações correspondentes.
h. Os membros da Comissão Editorial possuem todas as competências dos Editores Associados para além das competências próprias.
4. Todos os outros editores possuem a designação de Editores Associados e possuem a sua página pessoal disponível na página dos Editores Associados da Revista WikiCiências.
a. São responsáveis pela avaliação, aceitação e publicação, ou não, das entradas propostas pelos autores.
b. Podem delegar essa capacidade através da hierarquia de Editores passando toda a responsabilidade definida no número anterior para outro editor que faça parte do seu domínio.
c. Neste caso ficam como primeira instância de recurso no caso de conflito.
d. Podem sempre pedir apreciação de cada entrada que tem em apreciação a um ou mais avaliadores que façam parte da sua “carteira”.
e. Tem a capacidade de convidar outras pessoas que considerem competentes para o efeito, para editor de segunda instância, a editar na sua dependência.
f. Tem também cada editor, a possibilidade de convidar pessoas de reconhecida competência científica para funcionarem como avaliadores dentro da sua área de especialização.
g. Esses avaliadores passarão a fazer parte da designada carteira de avaliadores de cada editor, independentemente da possibilidade de também poderem pertencer a outra carteira de outros Editores.
5. Existe uma hierarquia de Editores definida a partir dos convites que cada Editor possa fazer e que, sendo aceites, são validados nos termos do número 3 do Cap. IV.
a. Para além da Comissão Editorial são aceites mais dois níveis de edição, ficando a hierarquia definida como:
Editor-Chefe
Editor Sectorial (membro da Comissão Editorial)
Editores Associados, dependentes de cada Editor Sectorial
Editores Associados convidados, dependentes de cada Editor Associado
b. Cada Editor pode delegar todas as suas competências em termos de avaliação, edição e publicação de entradas num seu subsequente.
c. Cada editor fica sempre como primeira instância de recurso após a delegação
d. Todos os Editores, independentemente da sua posição hierárquica, podem sempre construir e utilizar uma carteira de referees.
e. Não existe número fixo de editores que, em cada patamar, cada Editor associado possa convidar.
6. São referees, pessoas de reconhecida competência científica dentro de cada área do saber e de cada especialização que cada editor possa convidar para elaborar pareceres sobre as entradas em apreciação dentro do sistema de backoffice da WikiCiências.
a. Sendo cooptados por convite de cada Editor, constituem para cada um destes uma “carteira” de recursos para apreciação das entradas em apreciação.
b. Os nomes dos referees são apenas do conhecimento de cada editor e da Comissão Editorial.
c. Poderão existir referees que façam parte de mais de uma “carteira” de Editores diferentes.
d. O número de referees que faz parte da cada “carteira” não se encontra determinado, sendo apenas limitado pela aceitação ao não da Comissão Editorial.


Cap. V
Da publicação
  1. Todos os membros registados e com página pessoal criada na WikiCiências podem submeter entradas com conteúdos científicos subordinadas aos termos essenciais em ciências nos termos do definido no Cap. III.
  2. Após publicação, cada entrada ficará sempre com registo e identidade definida na WikiCiências, atribuído com a referência que faz parte integrante da sua publicação.
  3. Associado a esta publicação, ficará também permanentemente publicado na Revista da WikiCiências cada entrada publicada, independentemente de poder vir a ser substituída no portal por uma outra entrada mais recente ou melhor construída por decisão do Editor.
  4. A Revista WikiCiências é, assim, um depósito efectivo de cada publicação nos mesmos termos do que acontece com uma revista física, ou seja em papel.
  5. Quando no portal se realiza uma substituição de uma entrada, esse processo será sempre mediado pelo Editor respectivo, tendo em conta as posições relativas dos autores em presença.
  6. Em caso de discordâncias ou conflito haverá sempre recurso para o Editor de nível superior até ao Editor-Chefe de cuja decisão não haverá recurso.
  7. De todas as decisões respeitantes a prazos ou a alterações será sempre dadao conhecimento ao autor


Cap. VI
Dos comentários
  1. Aplicam-se aos comentários as mesmas regras que se aplicam a cada entrada.
a. São validados pelo Editor após apreciação prévia
b. São publicados pelo mesmo Editor da entrada em causa
2. Em caso de comentário substantivo que possa ser considerado como substitutivo da entrada propriamente dita, será o Editor que mediará a situação de substituição nos termos do Disposto no Cap. 5


Cap. VII
Disposições finais
  1. Todas as questões omissas, transitórias ou supervenientes, que não estejam consideradas no presente regulamento, serão decididas pela Comissão Editorial na primeira Reunião Ordinária após o seu surgimento.
  2. No caso de impedimento será objecto de decisão do Editor-Chefe sem possibilidade de recurso.