Endocitose mediada por receptor

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C. (2010), WikiCiências, 1(9):0161
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó




A endocitose mediada por receptor é semelhante à fagocitose mas, neste caso, a partícula a ser endocitada liga-se a proteínas receptoras específicas concentradas em determinados locais da membrana plasmática. Estes locais formam uma pequena depressão na membrana plasmática que está coberta por uma proteína fibrosa. a clatrina.

Quando uma das proteínas receptoras se liga a uma determinada macromolécula para qual é específica, a depressão envagina e forma uma vesícula. A clatrina confere estabilidade à vesícula que é transportada para o interior da célula. Já no citoplasma a vesícula perde a sua cobertura de clatrina e pode fundir-se com lisossomas para se processar a digestão das partículas. Dada especificidade das proteínas receptoras para determinadas macromoléculas, este tipo de endocitose mediada tende a ser mais rápido e eficiente para o transporte de substâncias mais raras.

A endocitose de colesterol na maioria das células de mamíferos é um bom exemplo de endocitose mediada por receptor. O colesterol insolúvel em água é sintetizado no fígado e transportado na corrente sanguínea associado a uma proteínas, formando uma lipoproteína, a LDL. A LDL liga-se a uma proteína receptora específica, formando uma vesícula que se fundirá com um lisossoma já no interior da célula. A digestão da LDL permitirá a utilização do colesterol resultante pela célula.

endocitose.jpg

Figura 1. Endocitose. Esquema comparativo dos três principais tipos de endocitose.

Palavras chave: endocitose, fagocitose, pinocitose


Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Endocitose mediada por recetores


Criada em 13 de Setembro de 2010
Revista em 13 de Setembro de 2010
Aceite pelo editor em 15 de Setembro de 2010