Corrente de convecção (Geologia)

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 13h40min de 30 de março de 2016 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Guerner Dias, A., Freitas, C., Guedes, F., Bastos, C. (2011), WikiCiências, 2(10):0356
Autores: A. Guerner Dias, Conceição Freitas, Florisa Guedes, Cristina Bastos
Editor: Manuela Marques


Circulação lenta de matéria provocada por diferenças de temperatura e de densidade. Admite-se que as correntes de convecção no interior da Terra sejam as responsáveis pela deslocação das placas litosféricas.

Os materiais rochosos no interior do manto encontram-se a temperaturas muito elevadas (da ordem dos 4800oC, junto ao núcleo), enquanto próximo da superfície da Terra se encontram a temperaturas muito mais baixas (em média cerca de 150oC). A elevada diferença de temperatura provoca a subida dos materiais quentes e, portanto, menos densos, até ao limite superior da astenosfera; aí, divergem lateralmente, arrefecendo à medida que se vão deslocando, tornam-se mais densos do que os materiais circundantes e mergulham novamente, em direcção à zona mais quente, onde se iniciou o movimento de ascensão, fechando um circuito. Estas correntes circulares de materiais são denominadas correntes de convecção e o circuito é designado célula de convecção.

Também se admite que o núcleo externo, extremamente quente, se encontra no estado de fusão; o calor desta região propaga-se para o manto, por condução; as partes externas do núcleo arrefecem mais do que as internas e, devido à diminuição da temperatura, produz-se um aumento da densidade no material. O material, mais frio e mais denso, desce e o material da parte interna do núcleo, mais quente e menos denso, sobe, gerando-se, também, correntes de convecção.



Criada em 19 de Janeiro de 2010
Revista em 19 de Maio de 2011
Aceite pelo editor em 19 de Outubro de 2011