Conservação dos Alimentos por Irradiação

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Revisão das 16h28min de 20 de abril de 2018 por Admin (discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão actual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Conservação dos Alimentos por Irradiação, Rev. Ciência Elem., V3(4):219
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.219]


O processo de conservação de alimentos por irradiação consiste em expôr os alimentos a radiação do tipo gama, raios-x ou feixes de electrões de forma controlada. O alimento é aquecido (o mesmo quando exposto a radiação microondas) mas as radiações não permanecem no alimento. O alimento não se torna radioactivo.

Apesar de esta técnica ter sido aceite a nível global quer pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quer pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ao nível europeu a sua implantação não tem sido fácil, devido maioritariamente à pressão da opinião pública.

A radiação não leva à formação de novos compostos químicos que poderiam ser transmissores de doenças ao ser humano quando da sua ingestão. No entanto, como em qualquer outro processo de conservação, provoca alterações nos alimentos nos aspectos nutricional e organoléptico (propriedades organolépticas, são as propriedades que podem ser percebidas pelos sentidos do consumidor, como a cor, o sabor, a textura e o odor).

O tratamento por irradiação pode ser aplicado para impedir o desenvolvimento de microorganismos (por exemplo, para bolbos e tubérculos), para retardar a maturação e a senescência (frutas e legumes), para reduzir a carga microbiológica (carnes, frutas e legumes), eliminar de parasitas e pragas (grãos, cereais, frutas, ervas aromáticas e especiarias) e na esterilização (alimentos prontos para o consumo – moluscos frescos, conservados em temperatura ambiente).

A perda de nutrientes é mínima mas, tal como noutros processos de conservação, o teor de vitaminas é alterado (diminui).


Referências consultadas

http://www.eufic.org/article/pt/tecnologia-alimentar/processamento-alimentar/artid/irradiacao-dos-alimentos/

SILVA JUNIOR, E.O. Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. 5.ed. São Paulo, Livraria Varela. 2002. 479 p


Palavras chave: conservação dos alimentos



Criada em 09 de Julho de 2011
Revista em 28 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 04 de Janeiro de 2012