Tectónica de placas (Teoria da)

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Dias, A.J.G., Freitas, M.C.A.O., Guedes, F., Bastos, M.C., (2015) Tectónica de placas (Teoria da), Rev. Ciência Elem., V3(1):071
Autor: A. Guerner Dias, Conceição Freitas, Florisa Guedes, Cristina Bastos
Editor: Manuela Marques
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.071]


Teoria segundo a qual a superfície da Terra está dividida numa série de blocos individuais, relativamente pouco espessos, que se movem uns em relação às outros.

Estes blocos, as placas litosféricas ou placas tectónicas, movimentam-se sobre a astenosfera e é nos seus limites que se localiza a maior parte da actividade geológica.

Esta teoria, que começou a ser esboçada nos anos sessenta, foi apresentada na reunião anual da União dos Geofísicos, em 1967, por W. Jason Morgan da Universidade de Princeton. Ano após ano foi sendo completada à medida que os avanços tecnológicos permitiam obter dados novos e mais precisos sobre, por exemplo, o fundo dos oceanos, a actividade sísmica e o campo magnético.

A mesma teoria, também denominada tectónica global, apresenta não só uma explicação coerente para a formação de cadeias montanhosas, fenómenos de vulcanismo e movimentos sísmicos, mas também permite integrar e sintetizar todos os fenómenos geológicos que ocorrem na Terra.



Criada em 18 de Janeiro de 2010
Revista em 19 de Maio de 2011
Aceite pelo editor em 24 de Maio de 2011