Papel de filtro

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ribeiro, D., (2015) Papel de Filtro, Rev. Ciência Elem., V3(1):088
Autores: Daniel Ribeiro
Editor: Jorge Gonçalves
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.088]


Figura 1 Papel de filtro.
O papel de filtro (ver figura 1) é um tipo de papel utilizado como meio filtrante quer em filtrações simples, quer em filtrações a pressão reduzida.


Trata-se de um tipo de papel com elevado grau de celulose e, em alguns casos, algodão. Os papéis de filtro distinguem-se uns dos outros pela dimensão dos seus poros. Como é óbvio, quanto maior a dimensão das porosidades do papel, menos eficiente será o filtro.[1] No entanto, é necessário ponderar a relação entre a eficiência da filtração e o tempo em que ela decorrerá. Quanto maiores forem os poros menor o tempo que demora a filtração.

A dimensão dos poros de qualquer papel de filtro situa-se geralmente na ordem da milésima parte do milímetro – o micrómetro (µm), 10-6 m.[1] Cada experimentalista deverá decidir que papel de filtro deve utilizar, de acordo com as dimensões das partículas dos precipitados que ele terá que filtrar.

O papel de filtro utilizado em funis de Büchner, para filtrações por pressão reduzida, consiste simplesmente num pedaço de papel com forma circular. Quando se utilizam funis cónicos (filtração simples), o papel tem de ser dobrado adequadamente para poder conter a mistura em filtração. A figura 2 mostra o modo de realizar a dobragem. Numa filtração com filtro de pregas (que serve para aumentar a superfície de contacto da mistura com o papel de filtro), é necessário proceder conforme a figura 3.

Figura 2 Dobragem mais vulgar de um papel de filtro.
Figura 3 Dobragem de um filtro de pregas.

Referências

  1. Whatman: Papel de filtro – Um guia, consultado em 28/11/2012.




Criada em 28 de Novembro de 2012
Revista em 29 de Novembro de 2012
Aceite pelo editor em 19 de Dezembro de 2012