Orogenia

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Guerner Dias, A., Freitas, C., Guedes, F., Bastos, C. (2011), WikiCiências, 2(11):0361
Autores: A. Guerner Dias, Conceição Freitas, Florisa Guedes, Cristina Bastos
Editor: Manuela Marques


Intensa deformação das rochas originando cadeias montanhosas.

O conjunto dos processos geológicos que conduz à formação dessas cadeias constitui a orogénese e resulta de movimentos designados orogénicos, principalmente caracterizados por intensa deformação das rochas e consequente dobramento e fracturação.

O termo orogénese foi utilizado, pela primeira vez, por G. K. Gilbert, em 1890. Ao longo da história da Terra ocorreram diversos episódios orogénicos de que resultaram várias cadeias montanhosas – os orógenos.

Tendo em consideração a sua origem, pode considerar-se que existem dois tipos principais de orógenos: os de subducção, como, por exemplo, os Andes e os de colisão, como, por exemplo, os Himalaias.

Associado ao conceito de orogénese existe a noção de ciclo orogénico, ou ciclo tectónico segundo alguns autores, que se inicia pela acumulação de grandes quantidades de sedimentos em bacias de sedimentação, se prolonga pela sua deformação e metamorfismo e culmina com a edificação do orógeno.

A história geológica dos continentes revela a existência de vários ciclos orogénicos como, por exemplo, os ciclos Alpino, Hercínico, Caledónico, etc.



Criada em 18 de Janeiro de 2010
Revista em 07 de Novembro de 2011
Aceite pelo editor em 07 de Novembro de 2011