Lei de Coulomb

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Ferreira, M., (2015) Lei de Coulomb, Rev. Ciência Elem., V3(1):014
Autor: Miguel Ferreira
Editor: Joaquim Agostinho Moreira
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.014]


A Lei de Coulomb descreve a interacção electrostática entre partículas carregadas electricamente. Esta lei foi deduzida experimentalmente por Charles Augustin de Coulomb e publicada em 1785 [1]. Para a sua dedução experimental, Coulomb utilizou uma balança de torção [1]. A lei de Coulomb estabelece que a intensidade da força electrostática entre duas partículas com carga eléctrica é directamente proporcional ao módulo do produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa as partículas. A direcção da força coincide com a direcção da linha que passa pelas partículas.

Cargas pontuais A e B com o mesmo sinal e com vectores posição r1 e r2, respectivamente. R é o vector orientado de B para A com magnitude igual à distância entre os dois pontos. Os vectores força Fab e Fba são, respectivamente, a força que A exerce sobre B e a força que B exerce sobre A.

Matematicamente, a lei de Coulomb é dada pela expressão:

\overrightarrow{F} = K\frac{q_1 q_2}{R^2}\widehat{R}, em que K é a constante de proporcionalidade, q_1 e q_2 são as magnitudes das cargas pontuais, R é o módulo da distância que as separa e \widehat{R} é o vector unitário com direcção correspondente à linha que une as duas cargas pontuais. No Sistema Internacional de Unidades, a constante de proporcionalidade, também designada por constante de Coulomb, é dada pela expressão:

K = \frac{1}{4\pi\epsilon_0}

sendo \epsilon_0 a permitividade eléctrica do vazio.


Note-se que a força electrostática é repulsiva quando as cargas têm o mesmo sinal, e é atractiva quando o sinal das cargas é contrário.

Princípio da Sobreposição

A força electrostática satisfaz o princípio da sobreposição. Suponhamos que existem N cargas pontuais, de valores q_1, q_2,...,q_n, colocadas em posições fixas r_1, r_2,...,r_n, uma uma carga Q, colocada em r. A força electrostática que as N cargas exercem sobre a carga Q obtém-se somando (vectorialmente) as forças que cada carga q_i exerce sobre a carga Q. Matematicamente, tem-se:

\overrightarrow{F_{total}} = \overrightarrow{F_1} + \overrightarrow{F_2} + ... + \overrightarrow{F_n}

O princípio da Sobreposição das forças é verificado experimentalmente e significa que a interacção entre um par de cargas não é perturbada pela presença de outras cargas na vizinhança.

Referências

[1] Premier Mémoire sur l’Electricité et le Magnétisme, Histoire de l’Académie Royale des Sciences, 569-577, 1785



Criada em 10 de Setembro de 2010
Revista em 05 de Novembro de 2010
Aceite pelo editor em 05 de Novembro de 2010