Incineração

Da WikiCiências
Share/Save/Bookmark
Ir para: navegação, pesquisa

Referência : Moreira, C., (2015) Incineração, Rev. Ciência Elem., V3(3):157
Autor: Catarina Moreira
Editor: José Feijó
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2015.157]



A incineração é um processo de queima dos resíduos sólidos urbanos e industriais. A incineração de resíduos perigosos e não perigosos pode ocasionar emissões de susbtâncias poluentes para a atmosfera, a água e o solo com efeitos nocivos na saúde humana. Os valores limite das emissões para a atmosfera estão indicados em directivas europeias, e dizem respeito a metais pesados, dioxinas e furanos, monóxido de carbono, poeiras, carbono orgânico total, cloreto de hidrogénio, fluoreto de hidrogénio, dióxido de enxofre e os óxidos de azoto.

A co-incineração consiste na queima de resíduos em fornos industriais conjuntamente com os combustíveis tradicionais. Os resíduos são utilizados como fonte de energia, em vez do combustível normalmente usado no forno. Os fornos utilizados trabalham a elevadas temperaturas e estão associados a indústrias vidreiras, siderúrgicas e cimenteiras.

Em Portugal, o processo de co-incineração decorre associado a cimenteiras, tirando partido dos fornos a altas temperaturas para queima dos resíduos e produção simultânea de cimento. O processo em si é mais económico do que em incineradoras exclusivas para a queima de resíduos, no entanto, existem riscos nomeadamente para a saúde pública devido à libertação de gases mais voláteis que não ficam retidos nos filtros de mangas.


Sítios na internet e documentos para consulta:

http://europe-direct-aveiro.aeva.eu/debatereuropa/images/xara.pdf

http://paginas.fe.up.pt/~jotace/gtresiduos/coincim.htm

http://www.incineracao.online.pt/historia-da-incineracao

http://www.ipv.pt/millenium/ect7_ltl1.htm

http://www.educacao.te.pt/professores/index.jsp?p=167&idDossier=43&idDossierCapitulo=168&idDossierPagina=379

http://europa.eu/legislation_summaries/environment/waste_management/l28072_pt.htm



Criada em 16 de Abril de 2011
Revista em 18 de Julho de 2011
Aceite pelo editor em 05 de Janeiro de 2012